Paraíba amplia proteção contra casos graves de meningite em crianças de até 12 meses
portal correio
A partir do dia 1º de julho, a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba vai substituir a dose de reforço da vacina meningocócica C pela vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses de idade. A medida, anunciada nesta quarta-feira (25), amplia a proteção delas contra formas graves da meningite.
A alteração faz parte das estratégias de enfrentamento das meningites no Brasil, alinhadas às diretrizes do Ministério da Saúde até 2030. A iniciativa visa ampliar a proteção de crianças contra formas graves da doença meningocócica, contribuindo para a redução de casos e internações por infecções causadas por diferentes sorogrupos da bactéria.
O que muda
Com a mudança, o novo esquema vacinal passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada), aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, e uma dose de reforço aos 12 meses com a vacina meningocócica ACWY (conjugada), que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y da bactéria meningococo.
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que as crianças que já receberam o esquema vacinal completo com a meningocócica C, incluindo o reforço, são consideradas devidamente imunizadas, não sendo necessário novo reforço com a ACWY. Já aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade.
As equipes municipais e regionais de imunização já estão sendo orientadas para garantir o cumprimento da nova diretriz.
Nenhum comentário: